terça-feira, 22 de novembro de 2011

Assim caminha a humanidade...


Por Aretusa
                      
...ou não caminha. A questão da acessibilidade é há muito tempo debatida mas parece que autoridades e cidadãos ainda não se conscientizaram da importância desta questão. Nós integrantes do blog acreditamos que a educação deve vir de berço, e quando criança se constrói junto a escola. Quando adultos (embora seres inacabados e em constante processo de construção) devemos ter no mínimo noção do que é cidadania, não só direitos como também dos nossos deveres. Acreditamos que a educação aliada à boa dose de conscientização dispensa a criação de leis e de estabelecimento de regras. Todas as pessoas, não só deficientes, crianças ou idosos tem direito ao acesso pleno nas calçadas e locais públicos em geral, sem restrições e sem desculpas. Acesso livre sem imposição de lei, pura e simplesmente pela nossa consciência e educação.
Abaixo veremos fotos de ruas e calçadas de uma cidade do grande ABC que nos mostra claramente que por falta de fiscalização das autoridades locais e por falta de conscientização dos moradores, as calçadas se tornaram intransitáveis. E acreditem, há um cadeirante que é morador das proximidades, que faz esse trajeto todos os dias, várias vezes, e tem que usar as ruas de paralelepípedo para se locomover, o que dificulta ainda mais sua locomoção, uma vez que as calçadas estão ocupadas por postes, lixeiras, materiais de construção e entulhos.


foto: arquivo pessoal
Brasil um país de todos? Cadê a calçada para esse povo andar?


foto: arquivo pessoal
Nessa foto o cidadão resolve fazer da calçada seu depósito de materiais para construção.

foto: arquivo pessoal
Um poste “plantado” no meio da calçada?

foto: arquivo pessoal
Sinceramente, essa eu não entendi !?!

foto: arquivo pessoal
A árvore não tem culpa de ter sido plantada no lugar errado, mas atrapalha...

foto: arquivo pessoal
Em toda extensão da calçada o único acesso para cadeirantes é este, entre o poste e o bebedouro, onde a guia da calçada é rebaixada.

            O que fica evidente é que, leis e multas não impedem que as pessoas ajam de maneira egoísta, privilegiando apenas a si mesmas, e volto a repetir, somente a boa educação e a conscientização em casa, nas escolas e campanhas é que farão com que as pessoas ajam como verdadeiros cidadãos, em benefício de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário