quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OCCUPY WALL STREET: REVISANDO A DEMOCRACIA

imagem extraída de:enclave-nashville.blogspot.com
Por : Rosiane Castro 

         Occupy Wall Street é um evento que já mobilizou milhares de pessoas. O movimento iniciou no dia 17 de setembro deste ano, com o objetivo de protestar contra a influência empresarial na sociedade  e  também contra a impunidade a favor de banqueiros e políticos responsáveis pela crise financeira mundial. A luta é contra a desigualdade social, ganancia empresarial e ao sistema capitalista.
          A origem do nome da manifestação provém do início dos protestos que veio a acontecer na bolsa de valores de Nova York chamada “Wall Street” conhecida como o coração financeiro do mundo. Os protestos iniciaram nos Estados Unidos e já se espalharam por vários países. As manifestações iniciaram em setembro deste ano e a idéia é que seja um movimento permanente no local. O mesmo não possui um líder, todos tem voz e tomam decisões coletivamente.
          O movimento vem se sustentando devido a sede de mudança do sistema econômico, vinda dos manifestantes. Eles lutam diariamente contra a falsa democracia, que parece só existir a cada quatro anos, onde votamos e aguardamos os governantes tomarem as decisões por nós.
          Mesmo que algum dia o Occupy Wall Street venha  acabar, seja por repressão ou por qualquer algum outro motivo, já terá sido bem sucedido. De qualquer forma, ele foi capaz de forçar uma revisão das reais medidas do governo para minimizar a “dor aguda" das pessoas que a estão sentindo de fato.
imagem extraída de: frentedejuventude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário