domingo, 6 de novembro de 2011

"ALERTA EM NOSSAS MESAS"

imagem retirada de:http://portalyah.com/eventos/o-veneno-esta-na-mesa/


Por: Deise Duque


Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos, sendo que cada brasileiro consome em media 5,2 litros de agrotóxicos por ano.
Os agrotóxicos estão sendo permitidos em nome da produtividade, e claro do lucro. Como será que os alimentos chegam a nossa mesa?
Sabendo que agrotóxico MATA, foi proibido no Brasil à venda de um agrotóxico chamado METAMIDOFÓS, que é um principio ativo usado nas lavouras de soja, batata, feijão, tomate, trigo e algodão. Pode atingir o sistema nervoso, causando lapso de memória principalmente nas crianças,e o sistema reprodutivo feminino pode ser comprometido na formação de um embrião.
Segundo a ANVISA, no ano de 2009, das 3130 amostras de alimentos coletados em 26 estados, 29% apresentaram resultados insatisfatórios, estavam acima do agrotóxico permitido.
E por incrível que pareça nos últimos anos os alimentos com índice maior de agrotóxicos são os que fazem parte dos nossos alimentos diários como: beterraba, tomate, alface, mamão, abacaxi, couve e morango.
E como fica a saúde humana e natural?
No Brasil, há incentivo fiscal para quem utiliza agrotóxicos, gerando uma contradição entre a saúde da população e a economia do país, com privilégio da segunda opção.  
A idéia que o filme nos passa é a de mostrar à população como estamos nos alimentando mal, por conta de um modelo agrário baseado no "agronegócio."      
Quem tiver mais interesse em saber, o quanto consumimos de agrotóxicos, assista esse documentário é de se assustar, é preciso rever os conceitos. O que é mais importante, a saúde humana ou o lucro?

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário