domingo, 30 de outubro de 2011

História real x História oficial

Cultura de silenciamento
por Aretusa de Almeida

A África é o berço da humanidade e 30% das palavras faladas no Brasil são de origem africana. Os africanos trouxeram ao Brasil animais e plantas que aqui não haviam como o dendê, galinha d’angola, entre outros. Além disso, também influenciaram na dança, na música, nos instrumentos, e contribuíram para outros aspectos da cultura brasileira, como por exemplo a capoeira, berimbau, etc.
O negro trazido para o Brasil não veio por livre e espontânea vontade. E para legitimar esse “seqüestro” de sua terra natal, criou-se uma história de selvageria e canibalismo. Toda essa demonização serviu para os brancos "justificarem" as barbáries cometidas contra os negros no perído da  escravidão. Não bastava que fossem apenas negros aos olhos dos brancos, era preciso torná-los sub humanos, algo entre o grotesco e o animal. O próprio corpo justificava a escravidão, pouco inteligente porém forte e resistente para o trabalho braçal.
Porém por mais que os brancos tentassem transformá-los em mercadoria e propriedades, os negros não se rendiam ao processo de "coisificação", porque mesmo sendo tratado como "coisa" o ser humano continua sendo humano. E é por isso que durante a escravidão, os negros não desistiram de sua liberdade e houve todo um processo de fuga para os quilombos, as revoltas, os suicídios e etc.
É importante ressaltar a coragem e a garra dos negros na luta que travaram para sua libertação e que significou uma busca pela re-humanização desse povo. E somente com o conhecimento de sua história é que poderemos nos libertar dos preconceitos e estereótipos que foram criados em torno deles.
A participação na construção da história e da cultura brasileira é negada aos negros, embora tenham sido eles a principal mão-de-obra na produção da riqueza do Brasil, trabalhando na cana-de-açúcar, na pecuária e no cultivo do café.
Mas se os negros possuíam tanta cultura em seu país, e pode-se dizer que sabiam mais sobre vários assuntos e possuíam mais habilidades que os europeus que os escravizaram, por que isso não aparece na história? Porque foram silenciados! Não é interessante pensá-los como pessoas que em sua terra natal possuíam organização social, religiosidade, comércio, cultura própria e saberes que eram passados de geração para geração. Para justificar as barbáries cometidas contra esse povo é necessário deturpar a história real e tornar a história oficial benéfica por parte de quem conta, no caso os brancos europeus em detrimento dos negros.
Embora a contribuição dos negros tenha sido de grande relevância para o progresso do país, eles foram colocados numa condição de trabalho inferiorizada e subalterna, e se não fosse a luta e as reivindicações dos grupos que hoje existem para tirá-los dessa condição de inferioridade, estariam na mesma situação até os dias de hoje. Até porque, esse processo de inferiorização se deu até o fim da escravidão, onde os negros ficaram sem terra para trabalhar e foram impedidos por lei de estudar. Não houve nenhuma reparação por parte das autoridades ou por parte de quem os escravizou e a conseqüência disso foi o aumento da miséria dessa camada da população.
Porém há uma “luz no fim do túnel” e as políticas públicas estão tentando reparar as injustiças cometidas e minimizar as sequelas deixadas pela escravidão uma vez que, a população negra deste país, conforme dados do IBGE, corresponde a 50,6 % dos brasileiros.
Uma das políticas a qual me refiro, é a implementação da Lei 10639/2003, atual 11.645/2008 que torna obrigatória a inclusão na grade curricular dos estabelecimentos de ensino,(fundamental e médio, seja eles públicos ou particulares) o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena, que incluirá o estudo das lutas dos negros e dos índios no Brasil. Suas culturas, seus costumes, enfim, toda sua contribuição para a formação da sociedade brasileira. A temática precisa ser abordada de maneira justa e que coloque o negro como protagonista de sua história; protagonismo esse que tanto nos enriqueceu ainda que à custa de tanto sofrimento.
É de suma importância que conheçamos melhor a história e a cultura africana para melhor informar os que nos cercam e dar o devido valor e respeito a esse povo tão injustiçado e que tanto nos enriqueceu com sua cultura e seu trabalho.
 
imagem extraída de :blogdathatmattarazo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário