domingo, 30 de outubro de 2011

Ignorando nossas origens???


imagem extraída de:noticias.r7.com
Por: Rosiane Castro
O muro da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Guia Lopes, no bairro Limão, situado na  zona norte de São Paulo, foi pichado com a seguinte frase : "vamos cuidar do futuro de nossas crianças brancas", acompanhada do símbolo da suástica nazista. Segundo a diretora Cibele Racy, foi um protesto às ações afirmativas pela igualdade racial desenvolvidas pela escola.
Desde o início do ano as questões raciais têm sido discutidas com as crianças, como parte do projeto pedagógico. Conforme Cibele, apesar de o projeto ter sido benvindo, despertou reações negativas por parte de alguém que conhece bem o colégio. "Essa pichação teve um endereço certo. Não foi algo aleatório. Mexemos em uma ferida muito profunda e eu estava até preparada para alguma reação, mas não dessa maneira".
Segundo pesquisas, o Brasil têm a maior população de origem africana fora da África. Em 2003, foi aprovada a Lei 10.639/03, tornando obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, tanto oficiais quanto particulares, o ensino da História e da Cultura Afro-brasileiras, da História da África, o que desta forma (esperamos),que possa aumentar possibilidades de romper com as desigualdades e a intolerância no Brasil. Porém o sucesso da implementação da lei depende da continuação das lutas sociais e coletivas.
Devemos fazer a diferença! O brasileiro deve valorizar sua pluralidade étnica e cultural, suas origens e acreditar em suas virtudes para que um dia este país tenha condições de lutar com igualdade pelos seus direitos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário