sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Espaço Geográfico:Ensino e Representação

imagem extraída de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgppzwG-2Cca46aGjiKhu9YfWl6niGIMx1EtjD72FHX2w5eyts7banGuia-DyEefJpK2lyoKk8f_g_mdcTDSkmPYEoK132iWeI3i6N_7uyoKCqYtSbQrdUg03PnQzBoeHtewhsJi60nDxQ/s1600/Um-otimo-dia-das-criancas.jpg

Por: Rosiane Castro

Graduadas pela USP, Rosângela Doin de Almeida e Elza Yasuko Passini possuem experiência como professoras de Geografia, experiência tal que contribui para elaboração da obra.
Durante a leitura do livro fica clara a preocupação que as autoras têm quanto ao processo de ensino - aprendizagem e a compreensão das crianças em relação aos conceitos espaciais. As crianças nem sempre compreendem os conceitos utilizados pelos adultos, principalmente os apresentados na escola. Para facilitar tal compreensão, as autoras propõem uma trajetória de ensino que se inicia através do conhecimento espacial do próprio corpo da criança. Evidenciam também, a importância do domínio do espaço através de boa leitura e elaboração de mapas feitos pelos alunos. Sugerem diferentes alternativas de atividades que resgatam as vivências espaciais das crianças, desta forma deixando mais claro para o aluno a localização dos espaços estudados e suas formas de representação.
Um dos trechos mais interessantes do livro é o seguinte: " Vai-se à escola para aprender a ler e a contar; e por que não, também para ler mapas?."(pag. 15) Essa afirmação tenta justificar as falhas do ensino em relação ao aprendizado interdisciplinar. Saber como lidar com o ensino interdisciplinar é essencial para se desenvolver um bom trabalho na escola.
A obra referida é de grande contribuição para todos os educadores, principalmente para os que estão em formação, pois traz conhecimentos imprescindíveis para quem busca uma verdadeira prática pedagógica de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário