domingo, 23 de outubro de 2011

HÁ CIDADÃO NESSE PAÍS?

Por: Deise Duque

           Ser cidadão é ter vida, liberdade, propriedade, á igualdade perante a lei. É em resumo, ter direitos civis, é também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do individuo na riqueza coletiva, o direito á educação, ao trabalho, ao salário justo, á saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais, fruto de um longo processo histórico.
           O texto de Milton Santos HÁ CIDADÃO NESSE PAÍS? Faz-nos refletir sobre o que é ser cidadão? O fato de nascer já faz o individuo ter uma soma inalienável de direitos, pois este está sendo ingressado na sociedade, portanto tendo direito á um teto, á comida, á educação e á saúde como já foi dito, á proteção contra o frio, ao trabalho, á justiça, á liberdade e a uma existência digna. O respeito ao individuo é a consagração da cidadania, que é uma lei na sociedade que sem distinção deve atingir a todos. E sem duvidas a cidadania se aprende e é uma dádiva que deve ser conquistada.
           Porém a cidadania precisa ser cabível em qualquer tempo e lugar, e o crescimento econômico em certos setores produtivos e baseado em certos lugares, veio agravar a concentração da riqueza e as injustiças, entre as pessoas e os lugares, com tal crescimento é impossível a igualdade, pois a linhas de créditos abertas ajudaram a agravar as desigualdades.
           O Brasil teve um consumo exclusivo, onde se referiu a alguns bens materiais, que facilitam o acesso a uma vida não apenas confortável como também mais digna. E esse consumo de massa se deu pela mídia, impondo gostos e preços, e esse trabalho de sedução foi facilitado pela própria atração que a mídia tem sobre o publico, ajudando também a colocar como meta não propriamente o individuo como cidadão, mas o individuo tornando-se consumidor. Portanto surge no lugar do cidadão um consumidor insatisfeito, e por isso, votado a permanecer consumidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário