A educação não formal é considerada como um campo em constante construção. Diferente da educação formal, onde os conteúdos são prontos, ela é aquela que se aprende "com a vida" através das experiências do dia-a-dia. Nesse processo, o grande educador é o "outro", aquele com quem se interage. Torna-se um processo de autoaprendizagem e aprendizagem coletiva.
As práticas da educação não formal vão além dos muros escolares. Ocorrem em organizações sociais, nos movimentos e principalmente em lutas contra as desigualdades e a exclusão social. A construção de conhecimentos baseados em princípios de igualdade e justiça social, fortalece a prática da cidadania.
As práticas da educação não formal vão além dos muros escolares. Ocorrem em organizações sociais, nos movimentos e principalmente em lutas contra as desigualdades e a exclusão social. A construção de conhecimentos baseados em princípios de igualdade e justiça social, fortalece a prática da cidadania.
Em hipótese alguma a educação não formal deve ser vista como um tipo de alternativa contra a educação formal, pelo contrário, ela traz contribuições para que haja uma interação maior entre escola e comunidade. Só a partir dessa articulação, será possível uma transformação não só na área da educação, e sim na sociedade como um todo.
É preciso e urgente reconhecer a importância da educação não formal no processo de construção de uma sociedade mais justa. Pois fica claro que ambos processos de aprendizagem visam um só objetivo: " a formação de um cidadão pleno".
vídeo extraído de:http://www.youtube.com/watch?v=pHAKz5hKnqg
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